A abertura das talhas faz parte do método de vinificação do vinho de talha, um processo de vinificação que remonta a mais de 2 mil anos e representa uma herança cultural deixada pelos romanos. Este processo único de produção de vinho está fortemente presente na Vila de Cabeção.
A visita a algumas adegas da Vila e a partilha com o público da abertura das talhas é a proposta da Confraria do Vinho de Talha de Cabeção. Nesta fase é aberto um furo na rolha de cortiça que se encontra na parte de baixo da talha e depois coloca-se uma cana na rolha para que o vinho possa fluir. As massas vínicas, ainda dentro das talhas, servem como um filtro natural para que o vinho não saia turvo. A partir desta altura, o vinho está pronto a ser bebido e depois de abrir as talhas, os participantes são desafiados a provar o néctar que cada uma delas originou.
A prova de petiscos alentejanos faz parte desta visita que se quer seja um mergulhar nos gostos e sabores do Alentejo.
A actividade inclui um workshop de explicação do processo de produção do vinho de talha, visando oferecer aos participantes informação que melhor lhes permita entrar neste universo algo mágico. "