Este vídeo mostra imagens do processo de produção do vinho de talha, desde o trabalho nas vinhas até à degustação do produto final
Leia maisEntrevista de Anne-Marie da Encosta do Pinhal à France Radio Portugal. "A Anne-Marie e o Laurent decidiram há alguns anos vir viver para Portugal e mudar de atividade, ela é fisioterapeuta, ele é segurador, pretendem abrir quartos de hóspedes no Alentejo. É nesta base que iniciam a procura de uma casa no Alentejo. Durante as suas visitas, deparam-se com uma casa com vinha, uma Quinta, num recanto recôndito e selvagem do Alentejo, na pequena aldeia de Cabeção, e é amor à primeira vista! Mais informações no site da La French Radio www.lafrenchradio.pt
Leia maisVitor Marques apresentou a Confraria do Vinhon de Talha de Cabeção e alguns aspectos do modo de produção deste vinho. Na Bolsa de Turismo de Lisboa 2023, numa parceria entre a Câmara Municipal de Mora e a Confraria VTC.
Leia maisConfraria VTC na 1ª Edição do "Vinho na Vila" que se realizou a 13 de Maio, em Vila Alva, município de Cuba. Estiveram presentes os produtores António Cunha com a marca Adega do Teso, José Vieira com a marca Cananó e Laurent Hallez com a marca Encosta do Pinhal.
Leia maisAo minuto 22'10 é referido que a casta Aragonês veio de Cabeção. Este é o vídeo que relata a história do Engº Francisco Colaço do Rosário (1935 - 2008), o homem que pensou o vinho alentejano e que é uma referência incontornável na história da vitivinicultura nacional. "O documentário é um documento histórico, para “memória futura”, com testemunhos de pessoas que conheceram o eng. Colaço do Rosário e que em fases distintas, percorreram com ele uma etapa muito importante da história contemporânea da vitivinicultura alentejana: o reconhecimento do Alentejo como região produtora de vinhos de qualidade. É também uma forma de perpetuar a imagem e o trabalho de um enólogo à procura da identidade do vinho alentejano. Na base deste documentário estão três grandes entrevistas ao eng. Colaço do Rosário, realizadas em vídeo no ano de 2004. Fala da história dos vinhos do Alentejo, da criação das adegas cooperativas, do célebre PROVA, o Projecto de Vitivinicultura do Alentejo, que ele coordenou entre 1977 e 1979 e da sua participação na génese dos projectos vitivinícolas do Esporão, da Adega da Cartuxa/Fundação Eugénio de Almeida e da Comenda Grande, entre outros. "
Leia mais